13 de julho de 2009

Protestos continuam em terceira semana após o golpe

da Redação

Golpistas suspenderam o toque de recolher e expulsaram jornalistas venezuelanos da Telesur e VTV

Nesta segunda-feira (13) continuam os protestos em Tegucigalpa, capital de Honduras, contra o golpe de Estado que depôs o presidente constitucional Manuel Zelaya no último dia 28 de junho.

Três semanas após o golpe, o povo hondurenho se mantém nas ruas pedindo a saída de Roberto Micheletti, que assumiu a presidência após o golpe, e o retorno de Zelaya, que nesta segunda permanece em Managua, Nicarágua.

Para esta terça-feira (14) está prevista uma reunião entre as centrais sindicais, campesinas, estudantis, juvenis, de direitos humanos e ambientalistas hondurenhas para se criar uma agenda da semana e as estratégias que servirão para ampliar a resistência no país centroamericano.

Negociação

Nas negociações entre o governo golpista e o presidente constitucional hondurenho, iniciadas na semana passada com a intermediação do presidente da Costa Rica, Oscar Arias, não se chegou a um acordo. Em dois dias de discussões em San Jorge, capital costa-riquenha, ficou decidido apenas que o diálogo continuará em outra data.

Arias esteve reunido com o presidente deposto, Manuel Zelaya, e com o líder do governo golpista, Roberto Micheletti. Eles tiveram conversas particulares com o presidente costa-riquenho, que reuniu-se também com as delegações dos dois lados.

Neste domingo (13), Michelleti disse que vê nas eleições presidenciais a saída para o impasse e também uma forma de escapar de uma condenação internacional pelo golpe de Estado.

O governo golpista ofereceu anistia a Zelaya, mas ele afirmou que retornará a Honduras como presidente.

De acordo com um pronunciamento do presidente venezuelano, Hugo Chávez, o presidente deposto poderia retornar a qualquer momento para Honduras.

Chávez disse que os militares golpistas não têm o controle absoluto das Forças Armadas e que não estranharia se aparecessem pronunciamentos de oficiais a favor de Zelaya. Para ele, a presença de Zelaya em Honduras poderia causar um movimento cívico militar, que teria o objetivo de criar uma base de ação para recuperar o poder.

Toque de recolher

O toque de recolher imposto pelos golpistas desde o dia 28 de junho, que vigorava das 23h às 4h local, foi suspenso neste domingo.

Segundo o governo de Micheletti, a suspensão se deu por ter-se “alcançado os objetivos de devolver a calma à população" após o golpe.

No entanto, organizações populares alegaram que esta decisão foi tomada para “dar a entender ao mundo que há um ambiente de liberdade no país” e alertaram que “a repressão dos golpistas continua”.

Censura

De acordo com um informe da Comissão Investigadora de Atentados a Jornalistas, da Federação Latinoamericana de Jornalistas, muitos jornalistas foram perseguidos, detidos, ameaçados e expulsos de Honduras desde o golpe de Estado.

O último episódio da censura no país, conforme a organização, foi a detenção e expulsão de jornalistas venezuelanos das equipes da Telesur e da estatal Venezuelana de Televisão (VTV), no sábado (11). As duas emissoras venezuelanas foram as únicas que mantiveram transmissão integral de Honduras desde o golpe.

O ato foi condenado pela Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez e por jornalistas hondurenhos.

Fonte: http://www.brasildefato.com.br/v01/agencia/internacional/protestos-continuam-em-terceira-semana-apos-o-golpe




Nenhum comentário:

Postar um comentário